Maio de 2010

  



   











Ciência

Eletricidade Estática
A eletricidade estática é gerada por atrito entre os corpos, isto é, quando um objeto é esfregado em outro. Provavelmente você já tenha feito em sua infância a experiência de esfregar a ponta de uma caneta no couro cabeludo e depois usar essa ponta para atrair pedacinhos de papel. Estudos apontam que o corpo humano pode ficar “carregado” com milhares de volts de eletricidade estática e que essa carga pode produzir alguns sintomas no corpo como, por exemplo, dor de cabeça. A eletricidade estática pode ser gerada no dia a dia, simplesmente pelo ato de sentar numa cadeira ou arrastar o pé num tapete ou carpete. Pessoas que tem facilidade em armazenar cargas eletrostáticas vivem “tomando choque” quando tocam em objetos de metal como, por exemplo, ao abrir o portão de sua residência ou entrar em um automóvel.
fonte: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20061121040850AAdGMfC


E este é o resultado na prática quando se está com roupas de algodão brincando em um escorregador de plástico.

O mais legal de tudo é ficar esperando (descalço) em baixo do escorregador e pedir beijocas ou ficar tocando com a ponta dos dedos.

Dá cada "estalo" que sai até faísca.

Quem não gostou muito da idéia foi a Gabrielli pois esta experiência científica é um tanto incômoda ainda mais quando se repete o processo para acumular energia e em seguida se "descarrega de uma só vez..... (Dá choque).

Saiba mais sobre eletricidade buscando por:
Bobina de Tesla - Gerador de Van de Graaff - Feira de Ciências